quarta-feira, 28 de junho de 2017

REFORÇO ESCOLAR

A proposta do projeto deve-se ao número significativo de alunos nas séries iniciais que apresentam dificuldades na aprendizagem, foi desenvolvido a partir do diagnostico e observações realizadas em sala de sala de aula, considerando um público alvo do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, faixa etária de 7 e 10 anos, com reforço pedagógico no processo ensino/aprendizagem, para auxílio da alfabetização e letramento a alunos pelo Professor  Eventual.
Os Professores (da classe) detectam os alunos que apresentam baixo rendimento escolar e/ou maiores dificuldades de aprendizagem e encaminha ao Professor Eventual; baseado nestas informações desenvolve um trabalho de intermediador/facilitador, para que, aproveitando os conhecimentos já adquiridos, possa realizar práticas e atividades educativas diferenciadas, acompanhamento individualizado, com objetividade, qualidade, coerência, usando os recursos necessários e disponíveis.
 Através do resultado do diagnóstico das turmas foi definido um plano de trabalho com metas a serem desenvolvidas no dia-a-dia das aulas de reforço:
  • Nos 1º aos 3º anos será trabalhado reforço com aqueles alunos que tem dificuldades com as letras do alfabeto, os não alfabetizados e ortografia.  Será desenvolvido atividades com materiais concreto como: alfabeto móvel, jogos de rimas, jogos de memória com escrita/desenho entre outros. Leituras variadas e materiais diversos.                                              .
  • Nos 4º  anos será trabalhado priorizando a leitura e a escrita.
  • Nos 5º anos será trabalhada a leitura, escrita e interpretação de textos.

A avaliação deve ser contínua, ou seja, em todos os momentos do projeto, sendo a proposta de registro diário sobre a atuação do aluno em cada atividade programada, para que esses registros ajudem no acompanhamento do professor regente da sala de aula, podendo levar a mudança de direções, reformulações de estratégias, levando em consideração as diferenças e individualidades dos alunos.  
















Nenhum comentário:

Postar um comentário